Versão on-line: ISSN 2316-4522

Instruções aos Autores

(Baixar estas instruções em formato pdf)

A Revista Militar de Ciência e Tecnologia (RMCT) é uma publicação oficial do Exército Brasileiro, que divulga a Ciência e a Tecnologia voltadas para a defesa nacional, desenvolvidas no país e, primordialmente, no âmbito da Força Terrestre, desde 1984. Publica trabalhos em várias áreas da Ciência e Tecnologia e também artigos técnicos específicos em engenharia. Tem como foco: engenharia de fortificação e construção (civil), engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de materiais, engenharia química, engenharia cartográfica, engenharia nuclear, engenharia de computação e meio ambiente. Os trabalhos submetidos à RMCT devem ser redigidos em português e estar de acordo com uma das modalidades abaixo:

1. Artigo Compacto

É o trabalho inédito de pesquisa, apresentado em forma clara, concisa e precisa, seguindo a forma usual de apresentação das publicações científicas. A estrutura a ser utilizada depende muito da natureza, das peculiaridades de cada trabalho e do tipo de pesquisa. Como exemplo, uma possível forma de estruturar o trabalho é apresentada na sequência a seguir:

•  Introdução
•  Fundamentação Teórica ou Trabalhos Relacionados
•  Método Proposto (ou o desenvolvimento do objetivo principal da pesquisa)
•  Parte Experimental, Estudo de Caso ou Aplicação do Método
•  Resultados e Discussão ou Análise dos Resultados ou Avaliação
•  Conclusão, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho

Deve ser escrito em duas colunas, ter uma página de apresentação seguida do artigo, de 3 a 5 páginas, incluindo as figuras, os diagramas, as tabelas, os algoritmos etc., devendo todas as páginas ser numeradas, e devem seguir a orientação contida no modelo.

Figuras: Toda figura deve ter alta qualidade, preferencialmente com resolução superior a 300 píxeis por polegada (ppp ou dpi) considerando a dimensão final. Uma imagem que ocupe toda a coluna de 8,5 cm terá, portanto, uma largura correspondente a um mínimo de 1000 pixels. O formato da imagem não deve sofrer perda de qualidade significativa devido ao parâmetro de compressão. Recomenda-se um formato sem perdas (lossless, e.g. PNG) para imagens de linhas ou o uso de formato com perda (e.g. JPEG) com compressão baixa. Recomenda-se que as imagens sejam minuciosamente verificadas antes da submissão. Todos os textos devem estar na língua utilizada no trabalho (a menos que seja necessário utilizar outro idioma) e as fontes devem ser citadas. Cada imagem, figura, tabela ou informação obtida de outra fonte deve ter a indicação da fonte e a autorização do proprietário para a publicação (conforme será declarado na carta de responsabilidade).

2. Artigo Original Completo

É similar ao artigo compacto, valendo as mesmas regras. Entretanto, por tratar de um trabalho mais complexo ou que exija um texto mais completo, o número de páginas é maior. Terá a página de apresentação seguida do artigo com 6 a 12 páginas. Este tipo de artigo será verificado com rigor e o parecer dos revisores poderá recomendar que o artigo seja reescrito em forma compacta sem a perda da qualidade científica.

3. Artigo de Revisão

É um caso especial de artigo, em que o progresso em uma área específica é apresentado. Artigos de revisão são muito importantes para a pesquisa científica e constituem, geralmente, no primeiro passo da busca bibliográfica no processo de investigação científica, pois permite que o pesquisador situe o seu trabalho no contexto do estado-da-arte. É, também, uma modalidade de artigo que exige um aprofundamento grande no assunto, grande poder de síntese do autor e grande volume de artigos citados, buscando esgotar o assunto com, pelo menos, um artigo de reconhecido valor para cada tipo de método correspondente ao estudo da taxonomia utilizada ou proposta. Na RMCT os artigos de revisão devem contemplar a Ciência e Tecnologia ou engenharia voltada para a defesa, com o objetivo de dar uma visão crítica. É um tipo de artigo em que se busca o parecer de um especialista altamente qualificado e experiente. Terá até 20 páginas e o número de páginas deve ser compatível com o número de citações e grau de análise desse conteúdo.

Preparação dos artigos

(Baixar Anexo A em formatos docx ou odt)

O trabalho deverá ser digitado em papel formato A4, duas colunas de 8,5 cm com afastamento de 5 mm, margem superior e inferior de 1,5 cm, fonte Arial 8, espaçamento simples. A seguir, deve ser gerado um único arquivo no formato PDF, de todo o trabalho com as tabelas, equações e figuras incluídas ao longo do texto, para ser enviado por e-mail para a editoria da RMCT pelo e-mail rmct@ime.eb.br. A revista não aceitará a submissão de trabalhos por outra forma.

A primeira página da versão encaminhada para a revisão deve seguir o modelo disponibilizado na página, contendo:

•  título do trabalho
•  resumo do trabalho (no máximo 150 palavras em português)
•  abstract do trabalho (no máximo 150 palavras em inglês)
•  palavras-chave (3 a 5 palavras-chave em português)
•  início do artigo

Após a referagem pelos Editores de Área, o texto em formato DOC ou ODT, além das figuras em arquivos separados, deverão ser entregues, contendo, após o título:

•  nomes dos autores
•  afiliação dos autores
•  e-mail dos autores

A mesma ordem dos nomes será utilizada na afiliação e e-mail. O autor para correspondência deverá ser indicado com asterisco (*).

Todas as figuras e fotos (incluindo gráficos, esquemas, etc.) deverão ter qualidade gráfica adequada. Usar fundo branco, sem sombras. Imagens digitalizadas deverão estar em alta resolução.

A RMCT sugere 600 ppp (600 dpi) para as imagens contendo fórmulas, equações e linhas e 300 ppp para fotos. No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas e fluxogramas estas deverão manter a mesma dimensão, para poderem ser incluídas uniformemente na diagramação final, além de garantir boa qualidade gráfica. Considerar que as figuras deverão ter largura máxima de uma coluna (8,5 cm), o que significa figuras de 1000 pixels de largura. As figuras devem ser submetidas no formato PNG, TIFF ou JPEG (para fotografias). Ao preparar as imagens, considerar que a versão impressa não terá cores. Não fazer menção explícita às cores e utilizar simbologia que permita a visualização monocromática.

Para figuras, fotos, gráficos, esquemas, tabelas, etc. idênticos aos já publicados anteriormente na literatura, é dever dos autores pedir a permissão devida para a publicação junto à empresa/sociedade científica que detenha os direitos autorais e enviá-la à editoria da RMCT junto com a versão final do manuscrito.

Submissão de Artigos

Após seguir as instruções acima para a formatação do artigo, o autor deve gerar um arquivo em formato PDF e enviar para o e-mail da RMCT:

•  enviar para rmct@ime.eb.br o artigo no formato .pdf.
•  na submissão inicial devem estar inclusos:
-  o artigo em PDF sem nomes nem dados dos autores
-  a ficha de apresentação, Anexo B (docx ou odt)
-  declaração de responsabilidade dos autores, Anexo C (docx ou odt)
•  é obrigatória a apresentação, na ficha de apresentação, dos e-mails de todos os autores.
•  possíveis revisores não podem pertencer à(s) mesma(s) instituição(ões) dos autores nem ter participado da banca que julgou a tese ou dissertação.

Todos os autores do artigo devem preencher e assinar a "Declaração de Responsabilidade" de acordo com o modelo do Anexo C destas normas. Essa(s) declaração(ões) deve(m) ser impressa(s), assinada(s), digitalizada(s) e enviada(s) juntamente com os demais arquivos da submissão. Após a submissão, o autor que fez a submissão receberá e-mail confirmando o recebimento.

Material Suplementar

Esta modalidade foi criada para que na versão impressa da revista apareça o número estritamente necessário de figuras e tabelas (no máximo 10 figuras/fotos). Ressalta-se que, como este material ficará disponível apenas na versão on line, figuras, tabelas e ilustrações coloridas apresentadas na forma de material suplementar não terão custo repassado aos autores, nem limite de páginas. Porém, devem ter boa qualidade gráfica.

O material suplementar deverá ser colocado no final do trabalho, com indicação clara. Deverá ser submetido um único documento, em formato pdf, incluindo todo o material suplementar.

Os Editores poderão solicitar aos autores, em qualquer fase da tramitação, a separação de Material Suplementar.

Manuscritos Revisados

Manuscritos enviados aos autores para revisão deverão retornar à Editoria dentro de no máximo três meses ou serão considerados retirados, sendo que o sistema encerra o processo, não permitindo que seja reaberto. Vencido o prazo, deverá ser feita nova submissão, dando início a um novo processo.

A submissão do manuscrito revisado deverá ser feita pelo mesmo autor que o submeteu inicialmente através do e-mail rmct@ime.eb.br. O autor deve enviar os arquivos no formato .pdf da versão revisada e uma carta com as respostas aos editores ou revisores, detalhando as alterações feitas na nova versão e justificando as alterações sugeridas nos pareceres e que não foram aceitas pelos autores.

Versão Final

Quando for solicitada a versão final, a mesma deverá ser enviada nos formatos “.odt”, ".doc" ou ".docx". Se for o caso, o autor receberá instruções específicas quanto ao envio de arquivos (texto, figuras, tabelas etc). Arquivos em formato .pdf não devem mais ser encaminhados nessa fase.

As imagens devem ser encaminhadas em resolução adequada. No caso particular de esquemas contendo estruturas químicas ou fluxogramas, estas deverão ter sempre a mesma dimensão, para que possam ser redimensionadas uniformemente.

Referências

As referências deverão ser citadas ao longo do texto em forma de colchete numerado, com a numeração sequencial por ordem de citação (iniciar com [1], em seguida [2], [3] podendo utilizar intervalos do tipo [4]-[10] e assim por diante). A lista de referências deverá ser colocada no final do texto em ordem numérica da apresentação, iniciando pelo número entre colchetes. As figuras, fotos, gráficos e esquemas com suas respectivas legendas deverão ser colocadas ao longo do texto na ordem definida pelos autores. Os títulos das tabelas deverão ser colocados acima de cada tabela enquanto que as legendas das figuras, fotos, gráficos e esquemas deverão ser colocados abaixo da respectiva figura, foto, gráfico ou esquema.

Os autores devem procurar seguir, na medida do possível, as normas recomendadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e as equações devem ser incluídas no texto através do suplemento Equation do programa Microsoft Word, sempre que possível.

Periódicos: As referências de periódicos devem ser citadas no final do texto trazendo primeiro os nomes científicos dos autores, seguidos do título, nome do periódico, ano em negrito, volume e página inicial, conforme os modelos abaixo:

[1] Varma, R. S.; Singh, A. P.; Título do artigo; J. Indian Chem. Soc. 1990, 67, 518.

Caso o trabalho tenha Document Object Identifier (DOI), mas não a referência completa, deve-se citar o DOI da seguinte maneira:

[2] Vidotti, M.; Silva, M. R.; Salvador, R. P.; de Torresi, S. I. C.; Dall'Antonia, L. H.; Título do artigo; Electrochimica Acta (2007), doi:10.1016/j.electacta.2007.11.029.

Patentes: Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível o número do registro ou pedido de patente deve ser informado entre parênteses):

[3] Hashiba, I.; Ando, Y.; Kawakami, I.; Sakota, R.; Nagano, K.; Mori, T.; Jpn. Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979. (CA 91:P193174v) Kadin, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y) Eberlin, M. N.; Mendes, M. A.; Sparrapan, R.; Kotiaho, T. Br PI 9.604.468-3, 1999.

Livro com editor(es):

[4] Regitz, M. Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Regitz, M.; Scherer, O. J., eds.; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2.

Livro sem editor(es):

[5] Cotton, F.A.: Wilkinson, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5th ed., Wiley: New York, 1988.

Programas de computação (Softwares):

[6] Sheldrick, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993.

Teses:

[7] Velandia, J. R.; Título da tese; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997.

Material apresentado em Congressos:

[8] Ferreira, A. B; Brito, S. L.; Título do trabalho; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, Brasil, 1998.

Páginas Internet:

[9] Silva, J.; Título da Página; Data se tiver; http://rmct.ime.eb.br, acessada em abril de 2010.

Material não publicado, aceito para publicação:

[10] Magalhães, U. H.; Título do artigo; J. Braz. Chem. Soc., no prelo.

Material não publicado, submetido e aguardando aceitação:

[11] Magalhães, U. H.; Título do artigo; J. Braz. Chem. Soc., submetido.

Trabalho não publicado ou comunicação pessoal:

[12] Magalhães, U. H.; Título do trabalho; trabalho não publicado ou Magalhães, U. H.; Título do trabalho; comunicação pessoal. Os resultados não publicados só poderão ser citados com a permissão explícita das pessoas envolvidas na sua obtenção.

topo da página