Versão on-line: ISSN 2316-4522
Volume XXVIII - 4º trimestre de 2011
SUMÁRIO
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EDITORIAL E EXPEDIENTE
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PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MISSÕES DE UM VANT DE ASA FIXA
Olinda de Lima Farias Alves e Antonio Eduardo Carrilho da Cunha
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Resumo
Este trabalho trata da modelagem e controle de uma aeronave para uso no planejamento de missões de veículos aéreos não-tripulados (VANT). A metodologia é a seguinte: primeiro, um modelo não-linear do modo látero-direcional da aeronave escolhida foi obtido, e as malhas (estabilização, guiamento e geração de trajetória) foram projetados para garantir que a aeronave pudesse seguir uma trajetória
especíica, a qual é gerada adequadamente para cumprir a missão. Finalmente, simulações de missões completas foram realizadas utilizando sistemas híbridos dinâmicos. No futuro, essas técnicas poderiam ser implementados e validadas em simuladores de vôo ou em plataformas experimentais.
Palavras-chave: Modelagem, Controle, Veículos Aéreos Não-Tripulados, Planejamento de Missão.
ENVELHECIMENTO DAS FIBRAS DE ARAMIDA UTILIZADA EM COLETES BALÍSTICOS NÍVEL – III
André Luís de Vasconcelos Cardoso, João Marques Morais Mattos, Júlio César José Rodrigues Júnior e Iaci Miranda Pereira
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Resumo
O Colete de Proteção Balística, nível de proteção IIIA, é um aparato destinado
a fornecer proteção à área frontal, dorsal, e lateral do combatente por meio de
painéis balísticos, placas balísticas e uma capa em tecido resistente destinada a
acomodar os painéis e as placas. Tipicamente, os painéis balísticos são confeccionados
com fibras de aramida, polietileno e polímeros de alta resistência. A proteção
balística é estabelecida considerando as características do projétil: a composição,
a forma, a massa, e o calibre. Ademais, durante a fase de design do colete,
o ângulo de incidência e a velocidade de impacto do projétil devem ser previstos.
Frequentemente, a blindagem tipo IIIA é apropriada para o desgaste de rotina, no
entanto, as condições climáticas, a radiação ultravioleta, a umidade e o suor podem
reduzir o desempenho dos painéis. Assim, o presente estudo tem como objetivo
verificar a degradação morfológica das fibras empregadas em coletes tipo IIIA de 7
anos de idade utilizando espectroscopia de infravermelho, microscopia eletrônica
de varredura e análise térmica.
Palavras-chave: aramida, degradação, colete de proteção balística e FTIR.
SIMILARIDADE APLICADA À DINÂMICA VERTICAL DE VEÍCULOS
André Louzada Moreira, Jorge Audrin Morgado de Gois e Paulo César Pellanda
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Resumo
As técnicas mais utilizadas para obter relações de similaridade dinâmica entre
um sistema protótipo e seu modelo reduzido são os métodos da equação característica
e da análise dimensional. O primeiro é amplamente utilizado nos estudos de
similaridade aplicada à dinâmica de veículos que aparecem na literatura e permite
obter, sem conhecimento detalhado do sistema, um conjunto mínimo, mas não
único de parâmetros P adimensionais. A despeito de ter se tornado um paradigma
nessa área, o método conduz a diferentes conjuntos de parâmetros e é fortemente
dependente da experiência do projetista, exigindo um processo de tentativa/erro
para se obter um conjunto de parâmetros P
com significados físicos. Este artigo
mostra uma aplicação conjunta dos dois métodos para a obtenção da similaridade
dinâmica de veículos. Uma parametrização normalmente empregada em mecânica
dos fluidos é feita na equação diferencial de governo de um sistema do tipo meio
carro, obtendo-se naturalmente parâmetros P adimensionais. A abordagem é sistemática,
portanto fácil de ser aplicada em modelos mais complexos de dinâmica
vertical de veículos envolvendo equações mais complicadas e numerosas. Resultados
numéricos mostram que o comportamento dinâmico do protótipo pode ser
previsto com precisão a partir de modelos reduzidos, usando a equação diferencial
adimensional de governo obtida.
Palavras-chave: similaridade, dinâmica de veículos, modelagem, método da
equação característica, modelo em escala.
A INFLUÊNCIA DA FADIGA DE COMBATE NA UTILIZAÇÃO DE CARTAS
Luciano Augusto Terra Brito, Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva
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Resumo
Este trabalho reúne considerações a respeito dos efeitos da fadiga de combate
no desempenho cognitivo de militares e sua influência na utilização de cartas,
consideradas documentos de fundamental importância para a tomada de decisões
em combate. Sugere-se que haja uma apreciação crítica, de competência da Cartografia,
com o intuito de fornecer contribuições para facilitar a utilização das cartas,
diminuindo o esforço cognitivo do combatente, o qual tem seu desempenho intelectual
reduzido em função dos efeitos da fadiga de combate, quando exposto às
adversidades do campo de batalha.
Palavras-chave: fadiga de combate, cognição, cartas, Cartografia
DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA DE CAIXAS - S
Renato Hidaka Torres e José Antônio Moreira Xexéo
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Resumo
Este trabalho apresenta uma nova metodologia de construção de caixas-S
baseada em caminhos aleatórios, cujo objetivo é agregar maior segurança aos
algoritmos criptográicos que por ventura vierem a utilizá-las. Para a avaliação da
eiciência desta metodologia, foi utilizado um arcabouço de métricas com o objetivo
de avaliar a aleatoriedade e a não linearidade das transformações.
Palavras-chave: Modelagem de Bioprocesso, Modelo Mecanicista, Redes
Neurais Artificiais, Inteligência Artiicial, Modelo Inteligente.
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