Versão on-line: ISSN 2316-4522
Volume XXXVII - Edição Web - 3º Trimestre 2020
SUMÁRIO
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EDITORIAL E EXPEDIENTE
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REDES DE COMUNICAÇÕES MILITARES: DESAFIOS TECNOLÓGICOS E PROPOSTAS PARA ATENDIMENTO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Marcelo José Camilo, David Fernandes Cruz Moura e Ronaldo Moreira Salles
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Resumo
As operações militares possuem atividades ininterruptas
e, na maioria das vezes, ocorrem em cenários desconhecidos e sempre
hostis. Uma condição necessária para o sucesso de uma operação militar
é que todos os elementos integrantes desta precisam, durante todo o
desenrolar da operação, manter as comunicações com seus escalões
superiores e subordinadas. Atualmente, estão disponíveis para emprego
várias tecnologias de redes de comunicações. Entretanto, nenhuma
infraestrutura de comunicações pronta para uso reúne condições de
suportar os Princípios de Emprego das Comunicações do EB bem como
os Requisitos Operacionais Básicos do Sistema de Comando e Controle
desta instituição simultaneamente, deixando desafios, tais como a
integração automática das camadas de enlace, segurança na camada física
e desempenho em cenários de espectro rádio carregado, para o atendimento
destes Princípios e Requisitos. Neste trabalho propomos as tecnologias de
rádios cognitivos e de transmissão full-duplex em banda como candidatas
para enfrentar estes desafios.
Palavras-chave: Comunicações Táticas. Rádios Cognitivos. Transmissão Full-Duplex em Banda.
DIMENSIONAMENTO DO REFORÇO AO CISALHAMENTO COM COMPÓSITOS DE RESINA E FIBRAS EM VIGAS-PAREDE DE CONCRETO
Fábio G. Ávila, Ana M. A. J. Abreu, Luiz A. V. Carneiro
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Resumo
Este trabalho apresenta estudos encontrados na literatura
sobre o ensaio de vigas-parede de concreto armado reforçadas com
compósitos de resina e fibras (FRP) colados. A partir dos resultados de
ensaios destes estudos, propõe-se uma metodologia para o dimensionamento
do reforço ao cisalhamento de vigas-parede com FRP. Constatou-se que
o tipo, a configuração e taxa de armadura de reforço, a resistência do
concreto à compressão, a relação entre o vão de cisalhamento e a altura
útil e a taxa de armadura interna das vigas são os parâmetros mais
influentes na resistência das vigas-parede de concreto armado reforçadas
com FRP colados.
Palavras-chave: Reforço. Vigas-parede. Concreto armado. Fibras de carbono.
AVALIAÇÃO DA CORROSÃO DE LIGAS DE MAGNÉSIO POR ENSAIOS DE IMERSÃO E EVOLUÇÃO DE HIDROGÊNIO
Ana Caroline Crema de Almeida Fontes, Carlos Nelson Elias
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Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar as propriedades de corrosão por imersão e a evolução de hidrogênio de duas ligas não comerciais de magnésio (Mg-39Ca e Mg-3Gd-5Ca) desenvolvidas para utilização como implantes bioabsorvíveis. Foram realizados ensaios de corrosão por imersão e captação de hidrogênio. As análises foram realizadas nas amostras antes e após o tratamento térmico de homogeneização a 400 °C durante 10 horas. Os resultados mostraram que o tratamento térmico de homogeneização aumenta a resistência à corrosão das ligas. A liga Mg-39Ca submetida ao tratamento térmico apresentou as menores taxas de corrosão por imersão e a menor taxa de evolução de hidrogênio.
Palavras-chave: Liga Mg-Ca. Liga Mg-Ca-Gd. Corrosão por imersão. Evolução de hidrogênio.
ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE MALWARE UTILIZANDO REDES NEURAIS RECORRENTES – UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DA PREVISÃO DE OPCODES
Davi Gomes de Albuquerque, Lincoln de Queiroz Vieira, Ricardo Sant'Ana e Julio Cesar Duarte
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Resumo
A internet é palco de milhares de ataques cibernéticos todos
os dias. Uma das maiores ameaças que afetam empresas e até usuários
comuns são malware. Companhias de antivírus tentam aumentar a
eficácia dos métodos de detecção de vírus, mas o grande aumento do número
de variações de malware com o uso de técnicas como ofuscação aumenta a
cada dia, tornando seu trabalho cada vez mais complexo. A utilização
de redes neurais tem se mostrado cada vez mais presente na construção de
algoritmos decisórios, inclusive na definição de classificadores de malware.
Esse trabalho tem o objetivo de aplicar redes neurais recorrentes para
prever os opcodes de um malware e, em seguida, classificá-los. Essa
abordagem é inovadora pois, nos trabalhos analisados, não encontramos
uma solução que utilize a predição de opcodes como entrada para um
classificador de família de malware. O classificador de famílias obteve
uma acurácia média de 92%.
Palavras-chave: Classificação. Malware. Predição.
Opcodes. Redes Neurais Recorrentes. Long-Short Term Memory
OTIMIZAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE ROBÔS MÓVEIS DIFERENCIAIS DE TRAÇÃO USANDO ALGORITMO DE OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS
Gustavo S. Rodrigues, Carlos L. M. de Souza Junior, Elias D. R. Lopes, Marcelo A. Acuña
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Resumo
Este artigo apresenta uma técnica de otimização não linear,
a fim de otimizar a trajetória de um robô móvel diferencial não-holonômico.
Os sistemas robóticos usados para realizar esse experimento consistem
em um veículo com tração diferencial de duas rodas, acionado por dois
motores de corrente contínua (CC) montados em um eixo comum e cada
roda que pode ser conduzida independentemente para frente ou para trás,
dado o movimento do robô. Este artigo também traz o modelo dinâmico
do robô e o modelo do motor usado no robô. As equações cinemáticas do
robô também são mostradas. O algoritmo de otimização por enxame de
partículas, do inglês Particle Swarm Optimization (PSO), é aplicado
para encontrar a melhor trajetória, usando o caminho mais curto e seguro
entre dois pontos, evitando obstáculos fixos. O presente algoritmo é um
método evolucionário que utiliza conceitos de otimização por enxames e
a ideia original deste método veio da observação do comportamento social
de populações de pássaros buscando um local ideal para se aninhar. O
método visa equilibrar a individualidade e a sociabilidade da população
para encontrar o local ótimo.
Palavras chave: Cinemática. Robô de Acionamento
Diferencial. Robô Não-holonômico. Otimização. PSO.
REDE IOT ASSISTIDA POR SISTEMA DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS PARA APOIO EM OPERAÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE DESASTRES
Erick M. Moreira, Fábio Luiz Jr, Leandro Moreira, Jauvane C.de Oliveira e Paulo F. F. Rosa
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Resumo
Plataformas IoT (Internet of Things) são consideradas
o futuro das redes de sensores. Sua natureza embarcada facilita a
adição de mobilidade e amplia drasticamente sua possibilidade de uso.
Especialmente, quando usadas com veículos aéreos, essas redes podem
avaliar crises rapidamente. Durante as operações de recuperação de
desastres, comunicação em tempo real é essencial para coordenar as
atividades. No entanto, esses cenários geralmente são privados de boa
infraestrutura de comunicação. Este trabalho propõe um sistema capaz
de estabelecer uma rede usando veículos aéreos, que conecta todas as partes
interessadas através de uma rede de endereços IPv6. Os experimentos
mostraram que um pequeno conjunto de 50 aeronaves equipadas com um
dispositivo de comunicação com alcance de 50 metros é capaz de conectar
até 24 elementos, espalhados por uma área de 13.000 metros quadrados.
Para um conjunto de 150 aeronaves, foi possível atender a uma média de
68 agentes, em uma área de 25.600 metros quadrados.
Palavras chave: Aeronave remotamente pilotada. ARP. Rede mesh.
A INFLUÊNCIA DO TEOR DE AUSTENITA REVERTIDA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO AÇO MARAGING 250
Daniel Fonseca da Cunha, Alaelson Viera Gomes, Achille Arantes Bassi, Luiz Paulo de Mendonça Brandão
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Resumo
Aços maraging possuem limite de resistência e
tenacidade à fratura superiores aos aços convencionais de alta resistência,
sendo classificados como aços de ultra-alta-resistência. Tais propriedades
advêm da composição desses aços aliada ao processamento termomecânico
aos quais são submetidos. Entretanto, durante o tratamento térmico
de envelhecimento, a ocorrência de uma fase austenítica conhecida como
austenita revertida provoca grande impacto nas propriedades mecânicas
do material. A fim de se determinar a influência desta porção de fase austenítica
no comportamento mecânico do aço maraging 250, buscou-se analisar
neste trabalho o aumento desta fração em função da temperatura de
envelhecimento e o decréscimo de dureza atrelada a esse aumento.
Para tanto, realizou-se uma análise por Difração de Raios X (DRX)
a fim de se determinar a porcentagem das fases presentes no material
e ensaios de micro dureza e tração, de acordo com as normas ASTM
E384 e ASTM E8/E8M. Por fim, conclui-se que a presença da fase martensítica, presente na liga, é
maior do que a prevista para o sistema Fe-Ni, com apreciável decréscimo
das propriedades analisadas.
Palavras chave: Aço. Maraging 250. Caracterização.
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