Versão on-line: ISSN 2316-4522
Volume XXXVIII - Edição Web - 3º Trimestre 2021
SUMÁRIO
(os artigos podem ser lidos ou baixados separadamente)
EDITORIAL E EXPEDIENTE
(pdf)
CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO OTIMIZADO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO SIMPLES
Eduardo S Lira, João Carlos C Barbirato, Eduardo N Lages
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
No projeto de pavimentos de concreto simples da PCA (1984),
empregam-se tabelas e ábacos para verificar a fadiga da placa de concreto e a
erosão do subleito/sub-base. Caso um desses critérios não seja atendido, ou se
constate o atendimento dos critérios com margem de segurança elevada, repetese
o cálculo para um novo conjunto de parâmetros, sendo usual o ajuste da
espessura da placa. Concebe-se um algoritmo computacional para minimizar
o custo da placa do pavimento, que combina a espessura da placa com a
resistência característica à tração na flexão do concreto. Adota-se o guia da
AUSTROADS (2010), por reunir explicitamente as equações analíticas
envolvidas no processo de verificação dos critérios em pauta. Um exemplo
numérico é apresentado e discutido, o qual evidencia que o ajuste combinado
da espessura da placa com a resistência do concreto possibilita a definição de
projetos mais otimizados frente àqueles em que se ajusta apenas a espessura.
Palavras-chave: Pavimento rígido. Otimização. Custo. MATLAB.
PROCEDIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DE PAVIMENTO SEMIRRÍGIDO ADAPTADO PARA REGIÃO AMAZÔNICA DE CIMENTO, ZEÓLITO SINTÉTICO E SOLO DE SUBLEITO
Daniel Jardim Almeida, Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Marcos Valerio Mendonça Baia, Nilton de Souza Campelo
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
Situações atípicas da região amazônica, caracterizadas por solos
de baixa capacidade de suporte e pela escassez de agregados graúdos, despertam
a necessidade do desenvolvimento de soluções específicas para pavimentação.
Somado a isso, o regime intenso de chuvas, as inundações sazonais e o
isolamento tecnológico limitam o período útil de execução das obras. Deste
modo, são propostos procedimentos executivos de pavimento de rápida execução
que consiste em camada única de base semirrígida utilizando-se do próprio solo
de subleito estabilizado com cimento e aditivo químico a base de zeólito sintético.
Os procedimentos são avaliados por intermédio de estudo de caso localizado
em estrada militar, vicinal à AM-010. Desenvolveu-se o dimensionamento
do pavimento, a execução e avaliação técnica por inspeção visual e ensaios de
resistência. Pode-se concluir que o pavimento de base de solo-cimento-aditivo
surge com uma alternativa em regiões com escassez de geomaterial, tempo de
execução limitado e risco de inundações.
Palavras-chave: Pavimentação. Zeólito Sintético. Solo-Cimento. Amazonas.
PLANEJAMENTO DE TRAJETÓRIA DE MÚLTIPLOS ROBÔS TERRESTRES AUTÔNOMOS EM AMBIENTES DINÂMICOS
Johnathan Fercher da Rosa, Paulo Fernando Ferreira Rosa
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
Este artigo demonstra uma abordagem para tratar o problema
de planejamento de trajetória de múltiplos robôs em ambientes dinâmicos.
Nesse trabalho, buscou-se tratar o problema de maneira a possibilitar o uso
de diferentes tipos de robôs em ambientes com presença de obstáculos móveis.
Devido ao dinamismo do problema, foram utilizadas técnicas de baixo
custo computacional para uma execução em tempo real e navegação segura.
Por último, o artigo busca resolver o problema em ambientes reais. A solução
proposta encontra caminhos viáveis e guia robôs ao longo dos mesmos, boa parte
das colisões são evitadas durante o percurso, porém algumas ainda ocorrem.
Palavras-chave: Planejamento de Trajetória. Múltiplos Robôs. Autônomos. Tempo Real. Robôs Cooperativos. Plano-terra.
DINÂMICA DA DIGITAÇÃO APLICADA À AUTENTICAÇÃO PERIÓDICA DE USUÁRIOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO COM O MOODLE
Marco A S Cruz, Otavio A M Camargo, Julio Cesar Duarte, Ronaldo Goldschmidt
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
A autenticação de usuários em Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs) geralmente exige uma senha para conexão. Tal método
é incapaz de garantir a autenticidade de cada atividade do usuário após a
autenticação. Para mitigar esse problema, Cruz et al. propôs um mecanismo
de autenticação periódica de usuários em AVAs [1]. Foram aplicadas técnicas
de aprendizado de máquina para construir modelos de reconhecimento baseados
na dinâmica da digitação dos usuários. Para demonstrar sua viabilidade em
um cenário real, com um grande número de usuários, este trabalho conduziu
um estudo de caso aplicado, usando o Moodle, a um grupo de 307 usuários,
produzindo um total de 4.829 palavras avaliadas. Cerca de 89% dos modelos
de reconhecimento atingiram pelo menos 80% de acurácia, indicando a eficácia
do mecanismo na identificação de autorias suspeitas.
Palavras chave: Aprendizado de Máquina. Reconhecimento de Usuários. Dinâmica da Digitação. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Moodle.
ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE MÚLTIPLAS AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS PARA OPERAÇÕES EM DEFESA
Erick M. Moreira, Nicolas Souza de Melo Miranda de Oliveira, Fábio Luiz Jr
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
O uso de múltiplos veículos autônomos em operações de Defesa
tem aumentado rapidamente. Seu emprego como uma extensão das equipes de
segurança pública garante maior flexibilidade, alcance e consciência situacional
durante as operações. No entanto, quando nos afastamos do desenvolvimento
das capacidades técnicas em direção às aplicações práticas, percebemos que as
demandas operacionais nem sempre se encontram com as capacidades técnicas
disponíveis. Assim, visando reduzir esse hiato, apresentamos uma arquitetura
robótica para um sistema de múltiplas aeronaves remotamente pilotadas. Ela
traduz as demandas operacionais em táticas e ações para cada membro do
sistema de maneira estruturada e reutilizável. Para validá-la, realizamos um
estudo de caso onde múltiplas aeronaves devem perseguir um líder e, no evento de
baixa energética, realizar a substituição por aeronaves reservas. A arquitetura
se mostrou extremamente flexível e adequada ao estudo realizado.
Palavras chave: Aeronave remotamente pilotada. ARP. Arquitetura robótica.
IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS LINEARES MULTIVARIÁVEIS POR AJUSTE DAS RESPOSTAS FREQUENCIAIS BASEADA NAS RESPOSTAS TEMPORAIS AO DEGRAU UNITÁRIO
Tatiane C. Ramalho, Paulo C. Pellanda, Roberto Ades, Marcelo A. Oliveira
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
Este trabalho apresenta um método para identificar modelos
lineares multivariáveis no domínio da frequência, baseado nas respostas
temporais ao degrau unitário e no ajuste ótimo das respostas em frequência
medidas. Os coeficientes da matriz função de transferência são calculados
analiticamente de modo a minimizar uma função custo com base em norma
quadrática. Este novo método possibilita a obtenção de melhores ajustes dos
modelos identificados tanto nas respostas frequenciais como nas respostas
temporais em regime permanente. São utilizados três exemplos numéricos para
explicitar algumas vantagens relativas do método proposto.
Palavras chave: Identificação de Sistemas Multivariáveis. Sistemas de Controle. Resposta em Frequência.
ATLAS-DET: UM CÓDIGO PARA O CÁLCULO DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS DE EXPLOSIVOS
Paulo Couceiro
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
As características termodinâmicas de explosivos industriais
podem ser quantificadas ao calcular o equilíbrio químico do sistema à elevadas
pressões e densidades. Uma vez que a maioria dos códigos termodinâmicos
são propriedades de organizações públicas ou privadas, o desenvolvimento
de uma alternativa independente torna-se necessária para atender uma
crescente necessidade quanto à modelagem de explosivos em diversos setores
da indústria. Assim, o objetivo deste artigo é a elaboração de um código de
cálculo termodinâmico ideal, chamado ATLAS-DET, fundamentado na
minimização da energia livre do sistema e nas equações de estado BKW e JCZ,
para a caracterização do estado de detonação Chapman-Jouguet de explosivos
industriais. Os resultados foram validados para um grupo de explosivos
conhecidos como CHNO, apresentando variabilidades compatíveis com a faixa
de comportamento encontrados por outros autores e códigos similares.
Palavras chave: Explosivos. Detonação. BKW. JCZ.
ENERGIA ELÉTRICA VIA FUSÃO TERMONUCLEAR CONTROLADA
Filipe Wiltgen
Mostrar/ocultar resumo
(pdf)
Resumo
Os seres humanos precisam de muita eletricidade em suas vidas
diárias. Mas a maioria de nossas fontes tradicionais de eletricidade ainda são ineficientes e escassas, e muitas vezes dependem do "humor" da própria natureza.
A tecnologia de fusão termonuclear nascida nas décadas de 1930 e 1940 é
independente da vontade da natureza, eficiente e abundante. Porém, e como tudo na natureza, tem vantagens e desvantagens. A raça humana amadureceu a tecnologia nuclear do passado, mas prefere investir em um processo físico mais seguro e eficiente como a fusão nuclear. O fato é que o futuro a cada dia da energia elétrica parece estar entrelaçado e dependente de resultados científicos e técnicos obtidos com os avanços da fusão termonuclear controlada. Este artigo discute sua importância, suas máquinas, suas dificuldades científicas, bem como os benefícios e cuidados necessários para o uso consciente dessa tecnologia.
O fato de existirem diferentes tecnologias para a obtenção da reação de fusão explica como a fusão nuclear é um importante mecanismo para a energia do futuro, localizando desenvolvimentos no passado, presente e futuro na obtenção de eletricidade. Mostra como a reação de fusão nuclear é capaz de gerar muita energia e, portanto, produzir muita eletricidade por meio do processo núcleoelétrica de forma eficiente e segura. Discute os tipos promissores de confinamentos magnéticos para produção de fusão e suas respectivas máquinas em operação no mundo. Finalmente, ele apresenta e discute o caminho que a humanidade traçou
para implementar a engenharia de fusão termonuclear controlada para obter o primeiro reator de fusão nuclear da história até o ano 2025 com uma máquina Tokamak.
Palavras chave: Energia. Eletricidade. Fusão Termonuclear Controlada. Confinamento Magnético. Reatores. Fusão Nuclear. Tokamak.
Baixar a revista inteira (6.6 MB).
topo da página